sexta-feira, 1 de outubro de 2010

França - Portugal 1

Olá a todos!

Desculpa pelo tempão sem posts, mas é que na última semana, a de número 4, eu fiz a primeira viagem da minha temporada na Europa. Fui a Portugal. Apareceu um grande furo no meu calendário de aulas e aproveitei para fazer a viagem mais longa agora.

Foi uma semana longe da França. Fiquei 2 dias e meio em Porto, 1 em Coimbra e 4 em Lisboa. Comecei a escrever esse post no trem a caminho do aeroporto Charles de Gaulle.

Estava sensacional! Nunca esperei que ia gostar tanto de Portugal. Contei essa impressão para várias pessoas, mas vou repetir aqui: sempre que se ouve falar da Europa Ocidental, aparecem França, Alemanha, Itália, Espanha, Holanda, etc. Mas nunca aparece Portugal.

Por quê?

Com certeza os portugueses vendem muito mal seu país. É certamente o país mais barato da Europa Ocidental, é muito diverso e lindo e tem um lado cultural bem distinto. O interessante é que, mesmo vendendo mal, o turismo é fundamental para a economia lusa. Talvez essa minha visão seja um ponto de vista culturalmente distorcido de um brasileiro. Talvez os portugueses vendam mal para o Brasil. Sei lá...

Mas eles são um povo bem hospitaleiro, que às vezes parecem meio rudes, mas é só o jeito meio expansivo deles se expressarem. E também eles não sabem dar informação. Mesmo. heheh

Amanhã, vou postar um pouco sobre cada cidade, dando uma visão geral, sem entrar muito nos pontos turísticos óbvios, que podem ser encontrados em qualquer Lonely Planet da vida.

See ya.

2 comentários:

  1. Portugal é demais :) Se tiver oportunidade, sugiro conhecer o Algarve, região sul de Portugal. Tem umas praias fantásticas. Aproveita bastante por aí! Beijos

    ResponderExcluir
  2. ahhh já ia te perguntar da viagem! que bom que tu gostou..
    1) portugueses não sabem meeeesmo dar informacao, é melhor perguntar pra um erasmus brasileiro haha
    2) sou suspeita pra dizer que portugal é lindo
    3) não é que portugal não saiba vender o turismo, é que como é o país mais pobre da UE (e mesmo assim de pobre não tem nada), há um certo pré-conceito do tipo: "vou conhecer portugal se sobrar tempo". mas sei tbm que as praias do sul (algarve) são mto badaladas pelos europeus!
    4) dps de 6 meses lá, continuo achando eles rudes, no geral, apesar de conhecer portugueses maravilhosos..
    vou esperar pra comentar sobre cada cidade! dps diz se tu preferiu porto ou lisboa! e nao vale falar mal do vinho do porto!! hehe bjoooos!!!

    ResponderExcluir