sábado, 2 de outubro de 2010

França - Portugal 2

Hoje, vou dar a minha impressão sobre as cidades que passei em Portugal.

Porto
é uma cidade lindíssima. As suas cinco pontes tornam um passeio pela beira do Rio Douro, seja de barco ou caminhando, um dos seus “pontos turísticos” mais interessantes. Um passeio pelo bairro da Ribeira, que fica perto da margem é uma ótima pedida para quem quer sair um pouco de perto da turistada e sentir um pouco do jeito de viver português.

A Igreja de São Francisco também é imperdível. Uma das mais lindas que já vi. Além disso, tem o Vinho do Porto (visitei as caves e bebi bastante já que não pude levar) e a Francesinha (um prato típico da cidade. Foto aqui).

Fiquei num Hostel sensacional. Rivoli Cinema Hostel, com quartos temáticos de filmes (fiquei no quarto Ensaio Sobre a Cegueira), um bom café da manhã e uma atmosfera muito agradável e um dos mais bem avaliados do Hostel World. Por lá, conheci um pessoal bem legal, que me fez companhia para o sightseeing. Viajar sozinho também é interessante.

Coimbra é uma cidade jovem. A cidade respira o espírito universitário e se não fosse a Universidade acho que seria um saco. Recomendo passar um dia nessa cidade, se quiseres saber bastante sobre a história de Portugal e de uma das primeiras Universidades da Europa. Eu achei bem legal.

Por último, Lisboa, a capital. Foi uma experiência bem diferente de Porto porque dessa vez fiquei na casa da Melina, minha amiga da AIESEC Porto Alegre que está fazendo intercâmbio por lá. “Pena” que ela estava na Oktoberfest e não pôde me mostrar a cidade. Mas essa tarefa foi cumprida pela Joana, que é lisboeta e foi trainee em Porto Alegre. Agradeço muito as duas pela recepção! :D

Lisboa é sensacional. Tem muitas coisas para ver e tem cara de cidade grande, mesmo sendo menor que Porto Alegre. Me chamou atenção o sistema de transporte público. Além de um tramway, o elétrico, e um sistema de ônibus bem pensado, os autocarros, Lisboa têm quatro linhas de metrô, que eles chamam de metro (sim, como a unidade de medida).

Também existem várias referências a Fernando Pessoa, que eu adoro, e tem o óbvio bairro de Belém, que é lindo. Mas acho o mais interessante foi o bairro Alfama, onde acontecem apresentações de fado e dá para se perder pelas ruelas ladeira abaixo, descobrindo mais sobre como é viver em Lisboa.

Bizarro foi o modo como me abordaram para tentar vender drogas. Era só eu passar por algum espaço público, às vezes mesmo antes do sol se pôr e eu começava a ouvir de caras com caras de estrangeiros que diziam “hash, hash, weed” abertamente. Nunca vi nada parecido no Brasil.

Foi uma ótima viagem, conheci muita gente legal e valeu a pena também para falar português e rir um pouco das diferenças Brasil-Portugal.

Vou colocar agora algumas fotos no Picasa, só as do último dia que fui para Sintra, na serra de Portugal, onde existem dois castelos fantásticos. Tive um problema com o resto das fotos, mas assim que eu for recuperando-as eu posto lá.

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário