terça-feira, 19 de outubro de 2010

C'est la grève!

Como todos devem estar acompanhando, a França está fervendo.


Troyes


E tudo por causa da reforma da previdência que o governo Sarkozy está tentando passar desesperadamente. A medida mais importante dessa reforma é a mudança da idade mínima de aposentadoria. Atualmente, a idade é 60 anos e com a nova reforma passará para 62. E o povo, principalmente a CGT (a central sindical francesa), está revoltado porque acha que parar com 62 é trabalhar demais. Outro ponto da reforma fala sobre que os reajustes das pensões serão mais espaçados.

Por tudo isso, milhões de pessoas estão nas ruas. Só hoje, foram 3,5 milhões de pessoas nas ruas, segundo a CGT. Aqui tem informações sobre o número de participantes em protestos em várias cidades. Troyes não aparece no dia de hoje (19/10), mas foram em torno de 5 mil. Em Paris, 330 mil.


Paris

Os maiores problemas causados pela paralização são a redução dos trens intercidades e TGV pela metade e 1/3 em alguns dias. Em Paris, o metrô também anda reduzido. Mas o principal problema é a falta de combustível. Já vi várias e várias fotos de filas de carros procurando gasolina. Aqui em Troyes também está assim. Isso porque todas as 12 refinarias do país estão paradas há mais de uma semana. Outro medo que se têm é o desabastecimento do aeroporto Charles de Gaulle, que pode causar um belo stress no tráfego aéreo europeu.



Não quero entrar muito em questões políticas aqui, mas acho essa medida bem razoável. As finanças do país não vão nadíssima bem e boa parte da União Européia tem idades mínimas de aposentadoria acima de 64 anos. Não vejo motivo para tanta revolta.


Paris
Mesmo assim, admiro muito, e muito mesmo, como as pessoas são politizadas por aqui. Em Troyes, já vi várias pequenas manifestações em frente à prefeitura. Mesmo com 40, 50 pessoas. Se as pessoas estão descontentes, elas simplesmente agem. Esse ativismo, no sentido de ser ativo e não passivo com as ações do governo, deve ser muito reconhecido. Admiro de verdade.

Hoje, dia 19 de outubro, marcou o sexto dia de grande manifestações. Já assisti duas vezes o povo nas ruas aqui em Troyes. Duas coisas me chamaram bastante a atenção:

a) Interessante ver que há uma grande participação de jovens, mesmo não se tratando de uma questão que os impacta diretamente. Ou seja, todos são politizados, dos mais jovens aos aposentados. Li uma reportagem hoje no Le Monde que nas manifestações do dia 19 houve uma participação massiva de lycéens, ou seja, alunos de segundo grau. Isso é fantástico!

b) Os protestos foram levados sem violência. Bastante barulho, gritaria (principalmente da ala dos jovens socialistas) e discursos. Mas sem violência. Sei que em Paris e Lyon aconteceram confrontos entre polícia e estudantes, mas aqui em Troyes foi tranquilo.

Infelizmente, nas duas vezes, eu estava sem a minha câmera e não consegui registrar o momento. Vou deixar vocês com algumas fotos e vídeos das manifestações país afora.

Vídeo, Vídeo, Vídeo

Para finalizar, hoje, escutei uma frase interessante de um médico francês (c'est pas grave) que me disse:
- Vocês tem tantas manifestações assim no Brasil?
- Temos, mas não tantas.
- É, somos campeões do mundo em greve. É uma minoria que discorda, mas faz bastante barulho.

2 comentários:

  1. Cara, francês é impressionante... adoram uma greve! Foram incontáveis greves que vi quando estava por ai... eles já trabalham 35 horas por semana e ganham um monte de benefício, o pais tá entrando numa crise catastrófica, eles não têm uma identificação própria, não amam o seu país...
    Pensa nisso sempre que algum francês vier comentar algo do Brasil pra ti cara... é triste a ignorância deles...
    "No Brasil vocês não trabalham, só fazem carnaval..."

    ResponderExcluir
  2. "As greves impactaram até no planejamento dos blogs de intercambistas estudando na França, causando postergação de postagens, reagendadas para um futuro breve. Aguarde!"

    ResponderExcluir