quarta-feira, 23 de março de 2011

Mercados de rua e Localização

Londres tem muitos mercados. Não supermercados, mas mercados de rua. Com isso, descobri que essa história de mercados a céu aberto, onde se vende de tudo é muito legal. É uma ótima atividade outdoor de final de semana para conhecer coisas novas ou caçar umas barganhas.

Fui em pelo menos 5 deles no meu tempo por aqui e todos foram muito legais. Fico pensando porque eles são tão populares por aqui e no Brasil quase inexistentes. Temos as feiras de rua, mas sinto que estão perdendo força, enquanto aqui surgem mais e mais mercados. E tem para todos os gostos: de produtos orgânicos a muambas, antiguidades, comida internacional e tem os que vendem de tudo.

Acho que a ideia de localização é um dos grandes motivos. Em megacidades, um das tendências é que as pessoas querem comprar comida e bens locais, de pessoas locais, numa atmosfera local, de bairro. Sinto isso bem forte por aqui. Em Londres, por exemplo, a cidade é dividida em burroughs, que funcionam como minicidades, cada um com sua prefeitura local. São Paulo, outra megacidade global, tem iniciativas parecidas, com as prefeituras de bairro e o sistema da Nossa São Paulo. Essa divisão faz com que surjam culturas locais diferentes e interessantes e incentiva o desenvolvimento dos bairros.

E ainda por cima, faz sentido de negócios já que fica MUITO difícil gerir cidades enormes. O governo inglês tem feito bastante esforço em também promover as esse movimento, incentivando iniciativas locais que substituem serviços públicos, para descentralizar e reduzir o tamanho do Estado em tempos difíceis.

Pessoalmente, acho uma ideia muito interessante e uma das boas práticas que torna possível gerenciar uma cidade com 8,2 (Londres) ou 11 milhões (SP) de habitantes.

Seguem abaixo algumas fotos dos mercados, coletadas do meu Picasa ou por aí.

Bricklane Market

Portobello Market

Stoke Newington Church St. Farmers Market

Nenhum comentário:

Postar um comentário