domingo, 3 de abril de 2011

Liverpool by coach

Uma semana depois de ir pra Liverpool, conto aqui um pouco da experiência.

No último sábado, saí cedo de Londres. Peguei um ônibus com um novo amigo, Rafael Scavone, gaúcho, que mora por aqui desde outubro e adora discutir negócios. 5 horas depois, desembarquei na cidade dos Beatles.

Liverpool costumava ser uma cidade muito importante até o fim do século XIX, devido ao seu porto estratégico onde desembarcavam escravos e mercadorias das colônias inglesas e muito comércio era feito. Depois das 2 Guerras, totalmente destruída por bombardeios, o porto de Liverpool perdeu muita importância. E como toda a cidade dependia dele, foi um período de crise. Dá pra ver um pouco dessa riqueza do passado nos grandes prédios comerciais na beira do cais com nomes de países "exóticos" como Índia e Tailândia.

Esse contraste entre riqueza e pobreza é bem visível em toda parte. Há um 10 anos, o governo da cidade resolveu que iria regenerar a região. Hoje, a cidade ganhou um grande polo de inovação, várias faculdades, um metrô e museus legais. Em 2008, ela foi escolhida como capital europeia da cultura.

O centro da cidade me lembrou do centro de Porto Alegre. Não sei porque. Talvez porque a cidade tenha um tamanho médio (560mil habitantes) e a atmosfera é parecida. E à noite, todo esse contrastre em uma cidade portuária parecia Rio Grande com um pouco de Montevideo.


Gostei muito. O fato de ser perto do mar me fez me sentir melhor do que em Londres. O povo é muito amigável, com aquele sotaque fortíssimo, que dizem ter sido influenciado pelos noruegueses que andaram por lá. Os pubs são ótimos, tem um bom time de futebol e uma infraestrutura legal.

Obviamente, fiz boa parte da Beetletur. Fui no Cavern Club, onde bandas locais tocavam hits de rock clássico e convidavam turistas na platéia para cantarem ou tocarem junto. Interessante. O museu dos Beatles, apesar de ser bem caro vale a pena. É uma boa experiência, conta várias partes não-óbvias da história e no final tem homenagens geniais - minha parte preferida. Também fui na Catedral, que é a maior anglicana do mundo e uma dos maiores prédios de igreja do mundo (maior que o Duomo em Milão, por exemplo :O)


Ah, e também comi o prato típico (scouse), ensopado de carneiro com legumes. Bom, mas nada especial.

Ótima viagem. Mais fotos no Picasa.
Até.

Nenhum comentário:

Postar um comentário