sábado, 27 de novembro de 2010

Rotinas, trabalho e a primeira nevada

Bom, muito tempo sem um post.
O fim do ano se aproxima, e as tarefas da faculdade começaram a aumentar. Também a busca por um estágio depois do fim das aulas tem tirado bastante meu tempo ultimamente.

Nas últimas semanas não fiz mais nenhuma viagem por causa de todas essas tarefas. Mas nem cheguei a falar aqui sobre outras 2 viagens muito boas que fiz, e cujas fotos já estão no Picasa, que não posso deixar de comentar: Normandia e Bélgica. Vou fazer um pequeno resumo de cada uma, mas as fotos podem contar mais.

Normandia Road Trip

O comentário dessa viagem está mais do que atrasado. Aconteceu no final de outubro, há 1 mês atrás; Eu, com os outros brasileiros da EA (Flávia, Giuliano e Lidi), alugamos um carro e fizemos 1.300km de diversão. Foi ótimo ir de carro, voltar a dirigir, estar livre. Vimos paisagens de sonho, do interior da França, lindíssimas. Mont-Saint-Michel é essa cidade medieval murada no meio do nada. E St. Malo é uma linda cidade costeira. Quando estávamos lá, tinha recém rolado a largada de uma corrida chamada a Rota do Rum, que ia da França ao Caribe. O pôr-do-sol foi um presente pra gente naquele dia. No último dia de estrada vimos as praias do desembarque do Dia D. Fantástico. O memorial da Guerra em Caen foi muito emocionante. Uma das melhores viagens que fiz.



Bélgica

Essa foi uma viagem de ônibus oranizada pela faculdade. Foi legal o clima do ônibus, bagunça, musiquinhas de ônibus em francês, 55 pessoas bombando, tudo muito divertido. Foi um clima de festa durante os 3 dias. A primeira parada foi Lille, bem perto da fronteira França-Bélgica, uma cidade bem industrial, mas bem simpática. Parece bem boa para se viver.

Depois, fomos a Bruges e Bruxelas. Bruges, é uma cidade dos sonhos. Totalmente turística, é bonitinha, cheia de segredos, ótimas lojas e chocolates. Adorei Bruxelas também. Uma cidade bem grande e comercial. Acho que me senti mais em casa. Muita arte nas ruas, criatividade e organização. Fomos no museu de história em quadrinhos, vimos o Tin Tin por tudo e foi muito legal. Foi a minha preferida na Bélgica.

Essa também foi uma viagem cheia de surpresas. Foi a 1ª vez que vi pedintes nas sinaleiras aqui na Europa, na entrada de Lille. Outra surpresa foi que em Osteende, cidade costeira onde dormimos, sofri o primeiro preconceito contra estrangeiros. Quando saímos de noite, com ajuda da Nicole, que fala holandês, conseguimos entrar num clube muito legal. Depois, de um tempo, saímos e tentamos entrar mais uma vez, só acompanhados de outros Erasmus. Fomos barrados e o segurança disse na nossa cara: "é porque vocês são estrangeiros." E ainda apontou a bandeira alemã no casaco do Alex, que estava no grupo.

E a última surpresa foi que assistimos um homem agredindo a sua mulher no meio da rua. em Bruxelas. Era uma mulher muçulmana, por causa do véu, e ele a deu um tapa no meio de uma discussão. Todos os Erasmus estavam caminhando perto da cena e ficaram abismados. Ela chegou a cair no chão e começou a chorar. Foi uma cena MUITO forte, que me fez pensar em milhares de questões sobre diferenças culturais e tolerância nesse mundo.


Nessa semana aconteceu um dos eventos mais importantes desde que cheguei: a primeira nevada. Foi demais! Primeira vez que vi neve. Na vida. Teve um gosto especial de conto de natal. Na quinta-feira, acordei pelas 9h30, não abri a janela do meu quarto e fui em direção à cozinha. Chegando na sala, olhei pela janela. Nossa. Foi como num sonho. Fiquei uns 5min parado, só olhando pra rua e vendo o espetáculo.



Eu e o Mário, que mora comigo, fizemos umas bolas de neve e brincamos um pouco como crianças, mas não estava tão frio e a neve estava derretendo rápido. Mas foi mágico. Ainda quero realizar o sonho de fazer um boneco de neve, mas acho que isso só vai rolar em janeiro. Coloquei mais algumas fotos da neve no Picasa.

Agora, a temperatura que andava na casa dos 8-10ºC, agora anda na casa dos 3-5ºC. Por exemplo: agora, 16h17 de sábado está 1ºC lá fora e um pouco da neve da semana ainda resta congelada nos telhados e parques de Troyes.

Boa semana!

3 comentários:

  1. QUE AFUDEEEEE ESSA FOTO NO CARRO!!!!
    E a neve? "Teve um gosto especial", de quê??
    aheuahauehaue

    Agora deu vontade de ir pra aí, de verdade.

    ResponderExcluir
  2. Cara, demais!
    Essa foto é mágica.

    Não cheguei a comer neve ainda, mas teve um gosto subjetivo de conto de natal, sei lá. Inesquecível.

    Correção: a temperatura tá na faixa de 1ºC-3ºC. ;)

    ResponderExcluir
  3. Bah, neeeeeve!! Grande emoção! Eu vi pela 1a vez em praha, qdo tava indo pegar o trem pra krakow. Fiquei como uma boba tomando neve, tamanha alegria.

    ResponderExcluir