sexta-feira, 13 de maio de 2011

De volta, de mudança, mudado

Depois de quase um mês no Brasil, decidi escrever meu post de encerramento aqui no Peroni de Bolso. Como não escrevi na primeira semana, por preguiça, resolvi que ia esperar vir a inspiração. E hoje, sexta-feira 13, me peguei escrevendo o post mentalmente.

Estar de volta foi ótimo. Estar em Troyes no último fim de semana também. Eu já sabia. Mas foi ainda melhor. Ver os novos rostos que estão no meu lugar, vivendo aquela mesma vida de estudante internacional foi muito legal. Ver que eles, os novos Erasmus, enquanto imersos na experiência, não tem noção de quão inesquecível tudo aquilo será. E ver os velhos rostos também foi bom. Notar que foi sentida minha falta e ver naqueles que ficaram uma nostalgia do outro semestre. Saí de Troyes muito bem, muito leve, tendo encontrado e conhecido pessoas fantásticas em apenas 2 dias. Foi um adieu de alto estilo à vida Francesa.



Antes de embarcar na saga de volta, lágrimas rolaram no trem que me levava pro aeroporto Charles de Gaulle, de onde eu partiria para o Brasil. Comecei a lembrar dos meus 8 meses fora e tudo que foi comigo e o que será sem mim. Deixar coisas pra trás é realmente difícil. E fiz isso 2 vezes. E ainda superar a dificuldade de levar o meu peso em malas. Foi uma viagem e tanto.

Já estar de volta em Porto Alegre foi bem diferente. Cheguei perto da Páscoa e fiquei os primeiros dias em casa, com minha família, sem saber muito o que fazer. O calor e o sol me fizeram bem. Fiz coisas que há muito tempo não fazia, como ver TV, jogar videogame, etc. Também na volta fui em alguns lugares que adorava. Estive revisitando.

Legal ver que em 8 meses os meus olhares para Porto Alegre mudaram. Vi novas coisas, lugares, pessoas. Outros ângulos. Um desses novos aspectos foi notar que Porto Alegre é sim parte do Brasil - e muito Brasil. Muitos de nós temos uma percepção que POA é super europeia e que não somos parte do Brasil. Somos algo diferente. Não é verdade. Mas isso é bom. Porto Alegre é Porto Alegre. E é bom (e Brasil).

Também notei como minha vida por aqui é realmente fácil perto de lá. Mas com a comodidade vem também a perda de liberdade. Mesmo tendo ótimos pais, a cobrança desnecessária, a preocupação e outras coisas tem me incomodado um pouco. Mas faz parte.

Legal ver que mudei de volta. Voltei mudado. Estou feliz.

--

O blog não será desativado, ainda vai ficar no ar por aqui, se alguém quiser revisitar alguma parte dessa minha história. Vai entrar em standby e vai servir para eu falar de viagens que venha a fazer, mesmo que a turismo.

Foi muito legal escrever tudo isso. Como falei no início, fez parte de uma terapia para entender o que estava passando e como eu estava mudando, além de ajudar a todos matarmos saudades.

Enquanto isso, estou criando um outro blog pessoal. Informarei mais a respeito no futuro, assim que estiver pronto. Um grande abraço aos meus parcos leitores. Um grande abraço.

Câmbio, desligo.

2 comentários:

  1. Aeee

    Está de volta o campeão! Com certeza foi muito importante esses teus escritos pra tua viagem, e pra nós, que pegamos um pouco dessa simplicidade do teu olhar.

    Valeu, cara!

    ResponderExcluir
  2. Bom Dia.



    Meu nome é Klaibson e sou responsável pelo blog www.canadaofficial.ws, um blog que trará informações úteis sobre o Canadá e mostraria meu dia-a-dia no Canadá.



    Caso tenha interesse na troca de links, para melhorar o rankeamento no Google, me responda este email.



    Boa semana.

    ResponderExcluir